Notícia: netcfg v2.5.2 - Nota: Mudanças na configuração automática de Wireless

Esta release trás um mecanismo completamente novo de configuração automática de conexões wireless/cabeada. O antigo net-auto estava legado e não foi mais incluso. Existem também várias pequenas mudanças na configuração que podem afetar algumas pessoas.

Para a nova configuração automática de conexões wireless/cabeada O novo mecanismo de conexões automáticas trás um bom suporte a roaming e se mostrará mais confiável do que o antigo setup - em particular com configurações wireless mais complicadas. Para migrar para a nova configuração automática wireless siga:

  1. pacman -S testing/wpa_action
  2. Insira WIRELESS_INTERFACE="" para a sua interface wireless em /etc/rc.conf
  3. Adicione net-auto-wireless em seu DAEMONS=().

Nota: Os perfis wpa-config não funcionam com isto, converta-os para perfis wpa-configsection. Um exemplo está incluído em /etc/network.d/examples/

A nova configuração automática de rede cabeada utiliza uma configuração similar - Siga as instruções que foram apresentadas, levando em conta que você irá utilizar o daemon net-auto-wired e a opção de configuração WIRED_INTERFACE.

Novas funcionalidades:
- net-auto-wireless/wpa_action - Roaming wireless real/conexão automática. Baseado no mesmo princípio do autowifi. Requer dependências opcionais: wpa_actiond
- net-auto-wired - configuração ethernet automática. Requer dependências opcionais: ifplugd
- Configurações de Interface - Seta opções para todos os perfis utilizando uma interface
- Outpu Hooks
- Limpeza interna & melhorias

Mudanças internas:
- Utiliza wpa_supplicant para todas as configurações wireless por padrão, incluindo wep/sem segurança. Estes adicionais melhoram o suporte para a maioria dos usuários e aumenta a confiabilidade.
- Usa iproute por padrão para toda configuração estática. net_tools que contém o ifconfig é efetivamente obsoleto e ainda não foi visto algum lançamento por mais de 8 anos. O 'ethernet-iproute' e os tipos de conexão 'ethernet' foram unificados para simplesmente 'ethernet'. Toda as opções continuam sendo suportadas e as configurações existentes continuarão funcionando para ambos os tipos. Um link simbólico é criado para garantir que os perfis utilizando 'ethernet-iproute' continuarão funcionando.

Mudanças na sintaxe de configuração:
- net-auto e AUTO_NETWORKS está agora depreciado em favor do net-auto-wireless/net-auto-wired.
- wireless: se você estava previamente especificando o driver wpa_supplicant em WPA_OPTS, você agora precisa especificar em WPA_DRIVER.
- wireless: configurações baseadas em iwconfig para wep/nenhum podem ser utilizados trocando para wep-old ou none-old. Isto não deveria ser necessário e é deixado no lugar apenas para a possibilidade de drivers muito antigos que não suportem wpa_supplicant.
- ethernet-iproute: Como o 'ethernet' é agora baseado no iproute, aqueles utilizando 'ethernet-iproute' podem reverter o nome. Existe um link simbólico no lugar, portanto configurações existentes deste nome continuarão funcionando.
- wireless-dbus: Não suportado. A interface dbus do wpa_supplicant em particular não está bem documentada e não se encaixa bem na base de código do netcfg. Existe um link simbólico no local para que as configuraçõesutilizando o wireless-dbus continuem funcionando utilizando os scripts de conexão 'wireless'.

Download: netcfg 2.5.2 está no [core] Fonte: ftp://ftp.archlinux.org/other/netcfg/netcfg-2.5.2.tar.gz PKGBUILD: No subversion

Documentação: http://wiki.archlinux.org/index.php/Network_Profiles

Contribuições: Temos alguns grandes contribuidores para esta release: Jim Pryor: Muitas modificações internas e melhorias Thomas Bächler: Auto roaming/conexão baseado no wpa_actiond Obrigado rapazes!

Bugs: No bug tracker como sempre.