Notícia: xorg-server 1.6.0 no [testing]

A próxima versão do xorg-server terá vários patches e workarounds removidos. Dessa forma entender o pacote torna-se mais fácil, já que nem os mantenedores têm ideia do que está acontecendo.

Quando atualizar para o xorg-server-1.6 você verá os seguintes conflitos de arquivo:

error: failed to prepare transaction (conflicting files)
xorg-server: /usr/lib/xorg/modules/extensions/libdri.so exists in filesystem
xorg-server: /usr/lib/xorg/modules/libwfb.so exists in filesystem

É seguro, e recomendado, sobrescrever estes arquivos. Estes links foram criados anteriormente pelo post_install dos pacotes xorg-server e nvidia-utils. É recomendado, também, instalar o xorg-server primeiro, usando "pacman -Sf xorg-server", e só depois atualizar o resto do sistema.

Este release do xorg-server requer que todos os drivers de video e input sejam reconstruídos. Drivers antigos não serão carregados, pois há uma diferença no ABI. Drivers dos nossos repositórios serão atualizados para combinarem com a ABI do novo xorg-server.

A Nvidia já adicionou suporte para esta versão do xorg-server nos seus últimos drivers. Entretanto, a AMD ainda não dá este suporte nos drivers Catalyst ainda. É recomendado que os usuários da AMD passem a usar os drivers xf86-video-ati ou xf86-video-radeonhd ao invés do Catalyst, ou adicionar os updates relacionados ao X.Org no IgnorePkg do arquivo /etc/pacman.conf. Para isso basta adicionar xorg-server no IgnorePkg.

Todos as outras atualizações terão seus conflitos definidos, o que torna claro quais outros pacotes devem ser adicionados à lista do IgnorePkg. Notem que não haverá suporte a versões antigas do X.org quando este for movido para o repositório extra.