Notícia: Agora usando Zstandard em vez de xz para compressão de pacotes

Conforme anunciado na lista de discussão, na sexta-feira, 27 de dezembro de 2019, nosso esquema de compressão de pacotes mudou de xz (.pkg.tar.xz) para zstd (.pkg.tar.zst).

A diferença entre zstd e xz está em sua taxa de compressão. Recomprimir todos os pacotes para o zstd com nossas opções gera um aumento total de ~0,8% no tamanho dos pacotes em todos os nossos pacotes combinados, mas o tempo de descompressão para todos os pacotes teve uma aceleração de ~1300%.

Já temos mais de 545 pacotes comprimidos com zstd em nossos repositórios e, à medida que os pacotes são atualizados, mais continuam a aparecer. Ainda não encontramos nenhum problema relacionado ao usuário, portanto as coisas parecem estar funcionando.

Como empacotador, você começará automaticamente a criar pacotes .pkg.tar.zst se estiver usando a versão mais recente do devtools (>=20191227).
Como usuário final, nenhuma intervenção manual é necessária, desde que você tenha lido e seguido a publicação de notícias do final do ano passado.

Se você ainda não atualizou o libarchive desde 2018, não perca toda a esperança ainda! As versões binárias do pacman-static estão disponíveis no repositório pessoal de Eli Schwartz (ou link direto ao binário), assinado com suas chaves de Trusted User, com as quais você pode executar a atualização.