Notícia: Transição dos softwares do KDE para o KDE Framework e Qt 5

A coleção de sofwares do KDE tem sido atualizado para a versão 14.12 do KDE Applications.

Os desenvolvedores do KDE iniciaram o port dos seus sofwares para KDE Frameworks e Qt 5. Para ver a lista de softwares que foram portados leia o anúncio.

Quando um port do KDE Applications para o KDE Frameworks é considerado estável, este é disponibilizado com o KDE Applications e seu desenvolvimento e correções de bugs não são mais aplicados para a versão Qt4/KDE4. Isto significa que conforme as versões portadas das aplicações forem disponibilizadas, nós iremos mudar para a versão mais nova. Ao mesmo tempo, nós iremos remover o prefixo KDE dos módulos (e.g. kdebase-konsole -> konsole).

O resultado dessa transição é que alguns pacotes irão usar Qt5 e outros Qt4. Estamos trabalhando duro para realizar essa mudança de forma suave para os usuários do KDE4, mas algumas coisas podem parecer diferente dependendo da sua configuração. Por favor, ajuste os temas e cores conforme a sua necessidade para as duas ferramentas. Veja a wiki para obter ajuda. Recomendamos mudar para o Plasma 5.2 que será disponibilizado esta semana.

Por favor reportem bugs do upstream para o bugzilla do KDE. Sinta-se livre para me copiar (CC).

URL da notícia: https://www.archlinux.org/news/transition-of-kde-software-to-the-kde-framework-and-qt-5/