Notícia: Linux 3.13 AVISO: Suporte para teclado PS/2 agora é modular

Foi solicitado para que o suporte a controladora i8042 de teclado e mouse fosse modular. Algumas pessoas estão recebendo erros estranhos por não terem uma e o debug manual acaba retardando o boot. Tom cuidou disso no kernel (obrigado) e o problema finalmente foi resolvido no 3.13.

Para ter o teclado funcionando durante a inicialização, se você ainda não o tiver, adicione o hook keyboard a linha HOOKS= no /etc/mkinitcpio.conf e execute mkinitcpio -P. Tem sido a configuração padrão por algum tempo.

AVISO: Existe um lado negativo em tudo isso: Algumas placas-mães (muitas delas antigas, mas também em algumas novas), a controladora i8042 não pode ser detectada automaticamente. Isto é raro, mas algumas pessoas certamente irão ficar sem teclado. Você pode detectar com antecedência esta situação:

$ dmesg -t | grep '^i8042'
i8042: PNP: No PS/2 controller found. Probing ports directly.

Se você tem uma porta PS/2 e recebeu esta mensagem, adicione atkbd a linha MODULES= no mkinitcpio.conf e execute mkinitcpio -P. Se você percebeu que ficou sem teclado após o reboot, não se desespere. Simplesmente adicione

earlymodules=atkbd modules-load=atkbd

a sua linha de comando do kernel no seu bootloader.

Irei mover o Linux 3.13 para o [core] em poucas horas a partir de agora, para todos terem a chance de ler essa notícia antes de atualizar. Peço desculpas por qualquer inconveniente que essa mudança possa causar.

URL da notícia: https://www.archlinux.org/news/linux-313-warning-ps2-keyboard-support-is-now-modular/