Notícia: PHP atualizado para versão 5.4

PHP foi atualizado para a sua versão mais recente 5.4. O changelog pode ser encontrado em php.net/ChangeLog-5.php, um guia detalhado de migração encontra-se em php.net/migration54. Seguem abaixo as mudanças feitas ao pacote:

  • A extensão e o patch Suhosin foram removidos. Para saber mais sobre essa decisão leia pierre-schmitz.com/php-5-4-1-in-suhosin-out/. Se você utiliza a extensão suhosin remova antes o pacote php-suhosin pois não é compatível com PHP 5.4.
  • A API de extensão foi alterada. Se você estiver utilizando qualquer extensão de terceiros que não se encontra em nossos repositórios, você terá que recompilar ou atualizar para uma versão compatível.
  • O módulo Json agora está incluído no próprio PHP. Portanto, retire a diretiva extension=json.so do php.ini.
  • Foi adicionado suporte ao formato WebP, atravéz da biblioteca libvpx.

Certifique-se de fazer as alterações no seu php.ini, ou, provavelmente mais fácil: ajuste o php.ini às suas necessidades. Se encontrar qualquer problema ao utilizar a extensão APC, você pode tentar utilizar o pacote php-xcache que foi adicionado ao repositório.

Por fim, mas não menos importante: se você estiver executando scripts antigos, certifique-se que eles não utilizem recursos especiais como "Safe Mode" ou "Magic Quotes". Como esses recursos foram removidos, uma atualização para o PHP 5.4, resultará em falhas graves de segurança.