Notícia: vABS: um novo serviço do projeto Arch Linux Brasil

vABS - Versioned Arch Build System (Arch Build System Versionado)

O que é?
O vABS é um complemento do ABS que tem como principal objetivo manter versões diferentes dos PKGBUILDs oficiais. No ABS você tem as últimas versões dos PKGBUILDS, enquanto que no vABS você também tem as versões antigas.

Qual a sua utilidade?
O vABS é muito útil para downgrade de pacotes. Às vezes acontece de um novo pacote trazer algum bug e você desejar voltar com a versão anterior até que o bug seja resolvido, mas para isso você precisa ter o pacote antigo no seu cache local do pacman ou nos repositórios, mas o seu cache pode ter sido apagado e o pacote pode ter saído dos repositórios. Uma alternativa seria editar o último PKGBUILD disponível no ABS, o que pode ser trabalhoso, visto que alguns arquivos podem não funcionar com as versões antigas, como patches, etc. Outra forma seria baixar os arquivos via SVN, o que pode não ser tão prático, embora funcione muito bem.

Como usá-lo?
Usar o vABS é muito simples. Acesse vabs.archlinux-br.org, escolha a sua arquitetura, navegue até o diretório que contenha a versão desejada do seu pacote e baixe o arquivo tgz, que contém todos os arquivos que você precisa para compilar o pacote. Então descompacte o tarball e compile o pacote com makepkg, depois instale normalmente com pacman -U pacote.tar.xz.

Você também pode baixar a tree do vABS para o seu computador com o git:

  • x86_64: git clone git://github.com/archlinuxbr/vabs_x86_64.git
  • i686: git clone git://github.com/archlinuxbr/vabs_i686.git
  • Para atualizar a tree: git pull origin master

Contato
Em caso de dúvidas, sugestões ou problemas com o vABS, envie um e-mail para vabsΘarchlinux-br·org.

Discussão
Acesse o tópico do vABS no fórum e participe!