Notícia: Mídia de instalação 2012.07.15 disponível

Novas imagens ISO contendo um snapshot atual do Arch Linux foi disponibilizado e pode ser encontrando em nossa página de Download.

A mudança mais notável é que o AIF (Arch Installation Framework) não está incluído, em seu lugar alguns scripts de instalação simples são fornecidos para auxiliar no processo de instalação. Isso significa que o instalador baseado em menu não será mais disponibilizado e nós dependemos ainda mais da documentação para guiar novos usuários. Gostaríamos de enconrajar nossa comunidade a completar as lacunas existentes em nossa wiki.

A partir de agora, nossas imagens de instalação são assinadas e é altamente recomendável verificar suas assinaturas antes de usar. No Arch Linux isto pode ser feito usando pacman-key -v <arquivo-ISO>.sig.

  • O chaveiro do pacman é inicializado automaticamente durante o boot. Portanto, a verificação de assinatura está disponível no live cd e funcionará sem nenhum tipo de complicação no sistema instalado.

  • Ao invés de 6 diferentes imagens nós vamos fornecer apenas uma simples imagem a qual pode inicializar em sistemas i686 ou x86_64 para instalação do Arch Linux através da internet. Mídias contendo o repositório [core] não serão mais fornecidas.

  • Snapshots regulares das ISO's estão planejadas basicamente para serem mensais.

  • A mídia de instalação pode ser inicializada diretamente via PXE. Observe que assinaturas PGP não podem ser verificada nesta forma.

  • Mais opções e novas features relacionadas a archiso podem ser encontrados no arquivo README.

AIF teve que ser removido devido a falta de manutenção e contribuição. É claro, gostariamos que as pessoas começassem a ajudar para trazê-lo de volta.

Dica Arch Linux Brasil: Se você quer utilizar uma instalação contendo o antigo menu, utilize a ISO ArchBoot, que antigamente era o instalador oficial do Arch Linux e é atualizado frequentemente.

URL da notícia: http://www.archlinux.org/news/install-media-20120715-released/