Notícia: Depreciação do net-tools

Este mês de Abril marcou o aniversário de dez anos do lançamento da última release do net-tools. Decidimos ver isto como uma oportunidade para depreciar o net-tools e fornecer soluções alternativas, e em melhores condições da manutenção, para a funcionalidade do net-tools. Isto trás algumas conseqüências, mas a maioria das pessoas não deverão notar.

O net-tools continuará nos repositórios, então, scripts que utilizam ou dependendem dele continuarão a funcionar.

rc.conf
Uma nova sintaxe é introduzida no rc.conf para configurar uma configuração de rede simples, usando iproute2 ao invés do net-tools. A antiga funcionalidade será preservada para quem preferir ficar com ela, mas não espere que ela ganhe novas funcionalidades.

A nova sintaxe é muito simplista e só suporta um dispositivo de rede com fio (configurado estaticamente ou por DHCP), e não esperamos adicionar mais recursos no futuro. Queremos incentivar o uso de soluções mais avançadas de rede, tais como o NetworkManager ou o nosso próprio netcfg.

domainname (aka nisdomainname, aka ypdomainname)
Estes binários são agora fornecidos pelo yp-tools, ao invés do net-tools. Além disso, o nome de domínio já não é definido pelo initscripts, e ele é tratado exclusivamente pelo script de rc ypbind.

Antes desta alteração o nome de domínio era tratado de forma inconsistente, às vezes sendo lido através do /etc/conf.d/nisdomainname, e outras vezes através do /etc/defaultdomain. De agora em diante, o nome de domínio será lido sempre através do /etc/conf.d/domainname.

hostname
Este binário é agora fornecido pelo coreutils, em vez do net-tools.

Tradução: Marcelo Cavalcante.